PREPARO PARA ADULTOS

pHmetria Esofágica

O exame de pHmetria Esofágica será realizado por até 24 horas, por isso cuidados devem ser tomados para que erros não ocorram, e que o exame possa trazer os melhores resultados possíveis. É um exame que requer aparelhagem sofisticada, porém facilmente realizado por profissional capacitado.

Tudo o que precisa saber sobre o preparo para o exame

Antes marcar o exame de pHmetria esofágica em adultos, fique atento: o exame só poderá ser agendado se o preparo tiver sido lido e compreendido adequadamente.

Suspender medicamentos para refluxo nos 7 dias que antecedem ao exame.

Ex.: Famotidina, Omeprazol, Pantoprazol, Lanzoprazol, Rabeprazol – com vários nomes comerciais, Dexilant ou Inzelm).  Caso não consiga ficar sem medicação, pode usar Antiácidos,  Sucrafilm, ou Lufta Gastro Pro até de 3/3h.

Suspender bromoprida, domperidona, ou similares por 48 horas antes deste exame.

Verificar se o exame foi liberado pelo seu convênio (trazer guia ou número de autorização). Para a realização do exame de pHmetria esofágica é obrigatória a medida do tamanho do esôfago através de manometria de localização, manometria convencional ou de alta resolução.

Levar resultado da última endoscopia digestiva ou Raio X contrastado do esôfago (se já realizados).

A presença de acompanhante não é obrigatória, EXCETO para menores de 18 anos, pacientes com algum grau de deficiência ou dependência, que não souberem ler ou não se sentirem confortávei em manipular os botões do aparelho.

Não poderá conduzir motocicleta (nem andar de carona) durante o período em que estiver com o aparelho de pHmetria.

Paciente que reside no interior deverá permanecer em Belo Horizonte durante a realização do exame de pHmetria.

Tempo médio de permanência na NU.V.E.M no dia do exame é de 2 horas.

Orientações para a véspera do exame:

Jejum absoluto (nem água), a partir das 22 horas do dia anterior ao exame. Para crianças, idosos, diabéticos, nefropatas, cardiopatas, este tempo  de jejum será avaliado individualmente e será informado no momento da marcação.

Poderá fazer uso de antiácidos comuns, Sucrafilm, ou Lufta Gastro Pro até às 22 horas da véspera do exame.

Tomar banho pela manhã do dia do exame, pois após a colocação do aparelho, não poderá tomar banho de chuveiro ou banheira, pois o aparelho e os eletrodos são eletroeletrônicos e não podem ser molhados de maneira alguma.

Usar blusa de botão na frente, para facilitar a colocação do aparelho. Roupas de de ziper não poderão ser usadas. Evite roupas apertadas ou com adereços. Dificultam a colocação da sonda e aumentam o risco de desconexão do eletrodo de pele.

Poderá fazer uso de medicamentos para hipertensão, diabetes, tireoide e cardiológicos na manhã do exame com pouca água.

Procedimento da pHmetria Esofágica

O paciente será recebido pela equipe da  NU.V.E.M  e será orientado a preencher formulário de anamnese sobre motivo do exame, resultados de exames anteriores e autorização para o procedimento. 

A seguir será atendido por profissional médico que explicará detalhadamente sobre como será o procedimento e as dúvidas serão esclarecidas.

Antes de realizar exame de pHmetria é necessário medir o tamanho do esôfago, utilizando a manometria esofágica. A narina  escolhida será anestesiada e a sonda passada suavemente, enquanto solicita-se que paciente faça movimentos de deglutições.  O paciente vai sentir pequeno desconforto, que deverá passar com o decorrer do tempo. A sonda será conforme visualizado na foto.

Orientações durante o exame:

Manter a rotina o mais normal possível. 

Alimente-se nos horários habituais. Pode ingerir alimentos que causem sintomas, tais como fritura, gorduras ou doces. 

Não poderá ingerir café, chá com cafeína ou refrigerante que possam conter cafeína, pelo risco de  “queimar”  o sensor de pH.

Não usar qualquer medicamento para refluxo Ex: Famotidina, Omeprazol, Pantoprazol, Lansoprazol, Rabeprazol – com vários nomes comerciais, Dexilant ou Inzelm), Antiácidos,  Sucrafilm, ou Lufta Gastro Pro.

Medicamentos para enxaqueca e que contêm cafeína não são permitidos por pelo risco de  “queimar”  o sensor de pH.

Não é permitido tomar banho ou molhar o aparelho. Higiene da cavidade oral e higiene íntima são permitidas.

Não é permitido praticar esportes, devido ao risco de quebrar o aparelho. Caminhadas estão liberadas.

Manter a cabeceira da cama em posição habitual (exceto em caso de riscos de aspiração). A cabeceira elevada diminui o número de refluxos deitados, alterando o resultado do exame.

Preencha corretamente o relatório (diário) que recebeu na Clínica NU.V.EM. Usar os horários do aparelho e não do seu celular ou relógio.

Em caso de dúvidas a nossa equipe estará sempre disponível para auxiliá-lo!

nuvete
plugins premium WordPress