PREPARO PARA

Manometria Anorretal

Para que erros não ocorram e para que o exame possa trazer os melhores resultados possíveis leia com cuidado o preparo. É um exame que requer aparelhagem sofisticada, porém facilmente realizado por profissional habilitado.

Tudo o que precisa saber sobre o preparo para o exame

Antes marcar o exame de Manometria Anorretal, fique atento: o exame só poderá ser agendado se o preparo tiver sido lido e compreendido adequadamente.

No dia do exame, os pacientes portadores de constipação deverão:
Aplicar uma bisnaga de Minilax® via retal as 2:00 horas anteriores ao exame.

Tentar evacuar espontaneamente antes de vir a Clínica.

Evite realizar durante o período menstrual.

A presença de acompanhante não é obrigatóriaEXCETO para menores de 18 anos, pacientes com algum grau de deficiência ou dependência.

Tempo de permanência na NU.V.E.M no dia do exame é de até 2 horas.

Não é necessário jejum.

Como é realizado o Exame de Manometria Anorretal?

O paciente será recebido pela equipe da  NU.V.E.M  e será orientado a preencher formulário de anamnese sobre motivo do exame, resultados de exames anteriores e autorização para o procedimento  A seguir será atendido por profissional médico que explicará detalhadamente sobre como será o procedimento e as dúvidas serão esclarecidas.

O exame é  realizado através de uma sonda específica, que contém vários sensores de pressão e um balão de látex em sua extremidade . A sonda é passada através do ânus, 6 cm , com o paciente em decúbito lateral esquerdo, e posicionada dentro do reto. Em seguida, a sonda é tracionada de cm em cm fazendo-se o estudo dos registros ao nível dos vários sensores, na Manometria Convencional  e sem tração na Manometria de Alta Resolução. O exame é indolor e bem tolerado, sendo que o paciente recebe apenas a aplicação de um lubrificante no ânus, dispensando sedação ou anestesia.

O tempo de duração as Manometria convencional e de até 20 minutos. Manometria de Alta Resolução até 10 minutos.

Durante este período o paciente realizara algumas manobras de esforço de contenção, tosse e esforço evacuatório para melhor estudo.

Após seu término o paciente poderá exercer suas atividades habituais.

Em caso de dúvidas a nossa equipe estará sempre disponível para auxiliá-lo!

nuvete
plugins premium WordPress