PREPARO PARA

Manometria Esofágica

Para que erros não ocorram e para que o exame possa trazer os melhores resultados possíveis, leia com cuidado o preparo. É um exame que requer aparelhagem sofisticada, porém facilmente realizado por profissional habilitado.

Tudo o que precisa saber sobre o preparo para o exame

Antes marcar o exame de Manometria Esofágica, fique atento: o exame só poderá ser agendado se o preparo tiver sido lido e compreendido adequadamente.

Suspender bromoprida, domperidona, ou similares por 48 horas antes deste exame.

Medicamentos para refluxo poderão ser usados até às 22h da véspera do exame. Ex: Famotidina, Omeprazol, Pantoprazol, Lansoprazol, Rabeprazol – com vários nomes comerciais, Dexilant ou Inzelm),   antiácidos,  Sucrafilm, ou Lufta Gastro Pro. 

Na suspeita de dor torácica de origem não determinada, NÃO fazer uso dos seguintes medicamentos 48 horas antes do exame: Dilacoron, Isordil, Cardizem, Diltiazem. Consulte previamente seu clínico, geriatra ou cardiologista.

Verificar se o exame foi liberado pelo seu convênio (trazer guia ou número de autorização). 

Levar resultado da última endoscopia digestiva ou  Raio X contrastado do esôfago (se já realizados).

A presença de acompanhante não é obrigatóriaexceto para menores de 18 anos,  pacientes com algum grau de deficiência ou dependência.

O tempo de permanência na NU.V.E.M no dia do exame é de até 2 horas.

Orientações para a véspera do exame:

Jejum absoluto (nem água), a partir das 22 horas do dia anterior ao exame. Para crianças,  idosos, diabéticos, nefropatas, cardiopatas, este tempo  de jejum será avaliado individualmente e será informado no momento da marcação.  Crianças podem apenas não tomar o café da manhã e ingerir água até meia noite.

Poderá fazer uso de medicamentos para hipertensão (pressão alta), diabetes, problemas pulmonares e cardiológicos até às 22 horas do dia anterior ao exame.

Como é realizado o exame de Manometria Esofágica?

O paciente será recebido pela equipe da  NU.V.E.M  e será orientado a preencher formulário de anamnese sobre motivo do exame, resultados de exames anteriores e autorização para o procedimento  A seguir será atendido por profissional médico que explicará detalhadamente sobre como será o procedimento e as dúvidas serão esclarecidas.

Será introduzido uma  sonda pelo nariz (a narina será previamente anestesiada com xylocaína geléia- comunique se tiver alergia). A garganta também poderá ser anestesiada se necessário.

Você sentirá um incômodo durante a introdução do cateter, que permanecerá no esôfago por tempo variável.  Manometria de localização: até 5 minutos.  Manometria convencional até 20 minutos.  Manometria de alta resolução até 10 minutos. 

Durante este período o paciente tomará pequenas quantidades de água, colocadas na cavidade oral, com auxílio de uma seringa e será orientado a ingerir, apenas quando solicitado. Poderá respirar normalmente durante todo o procedimento. 

Após seu término o paciente poderá exercer suas atividades habituais.

Em caso de dúvidas a nossa equipe estará sempre disponível para auxiliá-lo!

nuvete
plugins premium WordPress