fbpx
exame de phmetria nuvem medicina

pHmetria Esofágica: Medindo a acidez e o tempo de exposição para um diagnóstico preciso

A pHmetria esofágica é um exame diagnóstico que mede a acidez do esôfago ao longo de 24 horas, fornecendo informações valiosas sobre o refluxo gastroesofágico (DRGE) e outros distúrbios esofágicos. O exame é realizado através da inserção de um fino cateter através do nariz ou da boca, que registra o pH do esôfago a cada segundo.

NU.V.E.M MEDICINA

Preparo: pHmetria Esofágica

Descubra tudo sobre o exame de pHmetria Esofágica: como se preparar, o que esperar e muito mais

Tudo o que precisa saber sobre o preparo para o exame de pHmetria Esofágica

Antes de marcar o exame de pHmetria Esofágica fique atento: o exame só poderá ser agendado se o preparo tiver sido lido e compreendido adequadamente.

Confime seu exame de pHmetria Esofágica!

  • Suspender medicamentos para refluxo (ex: Famotidina, Omeprazol, Pantoprazol, Lanzoprazol, Rabeprazol ) 7 dias antes do exame.
  • Caso não consiga ficar sem medicação, pode usar antiácidos (ex: Antiácidos,  Sucrafilm, ou Lufta Gastro Pro) até 3/3h.
  • Suspender bromoprida, domperidona ou similares por 48 horas antes do exame.

Sim, é necessário verificar se o exame foi liberado pelo seu convênio. Traga a guia ou número de autorização no dia do exame.

Leve o resultado da última endoscopia digestiva ou Raio X contrastado do esôfago (se já realizados).

A presença de acompanhante não é obrigatória, exceto para:

  • Menores de 18 anos.
  • Pacientes com algum grau de deficiência ou dependência.
  • Pacientes que não souberem ler ou não se sentirem confortáveis em manipular os botões do aparelho.
  • A criança e seus familiares serão recebidos pela equipe da NU.V.E.M.
  • Um formulário de anamnese sobre o motivo do exame, resultados de exames anteriores e autorização para o procedimento deverá ser preenchido.
  • Os exames de criança, em geral, são realizados no primeiro horário para evitar jejum prolongado e irritabilidade.
  • A seguir, a criança será atendida por um profissional médico que explicará detalhadamente como será o procedimento e as dúvidas serão esclarecidas.

Não, você não poderá conduzir motocicleta (nem andar de carona) durante o período em que estiver com o aparelho de pHmetria.

O tempo médio de permanência na clínica no dia do exame é de 2 horas.

Sim, pacientes que residem no interior, ou outros estados, deverão permanecer em Belo Horizonte durante a realização do exame de pHmetria.

  • O jejum absoluto (nem água) deve ser iniciado às 22 horas do dia anterior ao exame.
  • Para crianças, idosos, diabéticos, nefropatas e cardiopatas, o tempo de jejum será avaliado individualmente e informado no momento da marcação.

Sim, você pode usar antiácidos comuns, Sucrafilm ou Lufta Gastro Pro até às 22 horas da véspera do exame.

Não, após a colocação do aparelho, você não poderá tomar banho de chuveiro ou banheira, pois o aparelho e os eletrodos são eletroeletrônicos e não podem ser molhados de maneira alguma.

  • Use blusa de botão na frente para facilitar a colocação do aparelho.
  • Evite roupas de zíper, roupas apertadas ou com adereços, pois dificultam a colocação da sonda e aumentam o risco de desconexão do eletrodo de pele.

Sim, você poderá fazer uso de medicamentos para hipertensão, diabetes, tireoide e cardiológicos na manhã do exame com pouca água.

O paciente será recebido pela equipe da  NU.V.E.M  e será orientado a preencher formulário de anamnese sobre motivo do exame, resultados de exames anteriores e autorização para o procedimento. 

A seguir será atendido por profissional médico que explicará detalhadamente sobre como será o procedimento e as dúvidas serão esclarecidas.

Antes de realizar exame de pHmetria é necessário medir o tamanho do esôfago, utilizando a manometria esofágica. A narina  escolhida será anestesiada e a sonda passada suavemente, enquanto solicita-se que paciente faça movimentos de deglutições.  O paciente vai sentir pequeno desconforto, que deverá passar com o decorrer do tempo. A sonda será conforme visualizado na foto.

Manter a rotina o mais normal possível. 

Alimente-se nos horários habituais. Pode ingerir alimentos que causem sintomas, tais como fritura, gorduras ou doces. 

Não poderá ingerir café, chá com cafeína ou refrigerante que possam conter cafeína, pelo risco de  “queimar”  o sensor de pH.

Não usar qualquer medicamento para refluxo Ex: Famotidina, Omeprazol, Pantoprazol, Lansoprazol, Rabeprazol – com vários nomes comerciais, Dexilant ou Inzelm), Antiácidos,  Sucrafilm, ou Lufta Gastro Pro.

Medicamentos para enxaqueca e que contêm cafeína não são permitidos por pelo risco de  “queimar”  o sensor de pH.

Não é permitido tomar banho ou molhar o aparelho. Higiene da cavidade oral e higiene íntima são permitidas.

Não é permitido praticar esportes, devido ao risco de quebrar o aparelho. Caminhadas estão liberadas.

Manter a cabeceira da cama em posição habitual (exceto em caso de riscos de aspiração). A cabeceira elevada diminui o número de refluxos deitados, alterando o resultado do exame.

Preencha corretamente o relatório (diário) que recebeu na Clínica NU.V.EM. Usar os horários do aparelho e não do seu celular ou relógio.

  • Para a realização do exame de pHmetria esofágica é obrigatória a medida do tamanho do esôfago através de manometria.

Entre em contato com nossa equipe para mais informações.

Agende seu exame agora mesmo e cuide da sua saúde com a nossa equipe de especialistas!

nuvete
plugins premium WordPress